Menu
Missão

Promover o estudo e a prática das habilidades, uso de equipamentos, e costumes de vida dos povos que lidam ou lidaram com o ambiente natural como uma  forma de construção cultural e de autoconhecimento, auto-suficiência e, principalmente, como forma de realização e felicidade, tanto individual, como  coletiva. 



O que é a Escola de bushcraft e interpretação ambiental?


Escola do grego Schole e do latim schola, significa:  lazer, descanso ou atividade de diversão. Portanto, é um lugar prazeroso. 

A escola de Bushcraft nasceu do desejo de mostrar às pessoas que estar junto à natureza é essencial à saúde e felicidade plena do ser humano. Queremos lembrar a todos que a natureza não é um inimigo a se combater ou um ambiente hostil que deve ser evitado. Na Escola de Bushcraft mostramos que podemos encontrar conforto, aconchego, beleza, segurança e bem estar ao ar livre e que podemos mudar a percepção moderna sobre a vida selvagem.


Bushcraft do termo em inglês que significa: “artes do mato”.

Na prática é toda atividade ao ar livre que busca no contato com a natureza o conhecimento do mundo natural e de si mesmo(a). Se existisse um objetivo  exato (filosofia?) por trás do Bushcraft diríamos que é a busca pela simplicidade e o essencial. Essa busca nos leva às nossas origens como seres humanos e como sociedade. O Bushcraft portanto acaba por nos levar ao estudo das sociedades e civilizações antigas e suas técnicas de sustentação e sobrevivência. O estudo do Bushcraft nos conduz também ao conhecimento do mundo natural, em que estamos constantemente aprendendo sobre todos os seres vivos e seu ambiente.

Na busca pelo que é essencial e qual a forma mais simples de obtê-lo, chegamos a algumas técnicas básicas utilizadas por povos antigos. Essas técnicas concentram-se essencialmente nas práticas de coleta e purificação de água, confecção e montagem de abrigo, obtenção de fogo e coleta e cocção de alimento. Apesar de básicas, a diversidade de técnicas para cada item é bastante grande. Cada povo tem uma técnica diferente, e na Escola de Bushcraft abordamos as mais variadas técnicas que nos faz viajar para diferentes povos, vilarejos e comunidades em diversos lugares e tempos do mundo.

Interpretação ambiental é a fusão entre educação aventura e a educação ambiental. É feita por experiência direta e não por comunicação. Tem como objetivo “confundir” atividades de recreação e educação de maneira imperceptível. Nessas atividades todos os sentidos são requisitados e a interpretação ambiental passa a ser dirigida para a pessoa sendo ela o foco principal integrado no mundo natural..   



Método de estudo e trabalho da Escola de bushcraft e interpretação ambiental 


Indisciplinaridade como método de trabalho, ensino e de pesquisa. Nesse caso, nega-se a disciplina transgredindo suas fronteiras da disciplinaridade e da transdisciplinaridade com atividades e momentos lúdicos e recreativos baseados numa educação não formal proporcionando um  entendimento integral dos fenômenos.  


Como nossa escola funciona


Uma escola só existe se tiver alunos e professores. Como a “grade curricular” do Bushcraft é interminável contamos com a colaboração de bushcrafters espalhados pelo mundo. Traremos sempre “professores” muito bem capacitados e, principalmente, comprometidos e dispostos a ensinar e aprender as Antigas Artes do Mato.   

Como a Escola é mantida

A escola oferece uma série de cursos, oficinas, workshops e outras atividades pagas que são usadas para sua manutenção. Dispomos também de uma pequena loja com itens básicos de acampamento. 


Obs.: ninguém deixará de praticar bushcraft por falta de recursos econômico/financeiro. Caso esse seja seu caso envie-nos um email para economiaqualitativa@escoladebushcraft.com.br, ou entre em contato aqui, e conheça nossa proposta de economia qualitativa.  
Penápolis / SP

Endereço:
CEP: 16300-000
Telefone: 
(18) 997194223      
Acompanhe-nos:
© Copyright Instar E-mail Marketing, E-mail e Sites - 2006-2017. Todos os direitos reservados.